Governo do Maranhão reinaugura a Rádio Timbira com nova sede e estrutura modernizada

– Governo reinaugura a Rádio Timbira (Foto: Handson Chagas)

Aos 83 anos, a Rádio Timbira, primeira emissora de rádio do Maranhão, segue se modernizando. Na quarta-feira (27), o Governo do Estado inaugurou a nova sede e estrutura da rádio. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a importância da emissora.

A nova sede da Rádio Timbira fica localizada no Edifício Cesário, no Anel Viário, em São Luís. Com estrutura atualizada, novos estúdios e a recente migração para a frequência FM 95,5, a emissora reafirma seu compromisso com a comunicação pública, conectando-se ainda mais aos maranhenses e adaptando-se às novas tecnologias de transmissão digital.

Durante a reinauguração da emissora o governador Carlos Brandão afirmou que as novas instalações da rádio representam mais um marco importante para a longa história da rádio.

“A Timbira é a rádio oficial do povo maranhense e hoje inicia uma nova fase. Agora temos uma rádio muito mais moderna e reunindo excelentes profissionais da radiodifusão maranhense. A nova Rádio Timbira vai continuar tendo como marca o cuidado com a notícia, sendo a rádio que passa a verdade as informações do governo e de outros segmentos como o esporte, cultura, além da sua função social”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Como parte da programação especial de reinauguração da Timbira, o governador Carlos Brandão foi entrevistado ao vivo pelos comunicadores Amanda Couto, Aécio Macchi, Marcus Saldanha e Humberto Fernandes. Durante o bate-papo ele falou sobre as diversas ações do Governo do Maranhão em áreas como educação, saúde, combate à fome e à pobreza, cultura entre outros que estão contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos do estado.

 

Investimentos na modernização

O secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macêdo, falou dos investimentos que foram feitos para a modernização da Rádio Timbira.

“Começamos em 2023 com todo o processo burocrático para a mudança de frequência da AM para a FM, incluindo a aquisição de todos os equipamentos necessários para a operação, desde transmissores, antenas e maquinário do estúdio. E hoje estamos inaugurando esta sede nova. A Rádio Timbira conta com uma das melhores instalações atuais para uma emissora da sua categoria, integrando uma rede de emissoras de rádios, transmitindo seu sinal para todas as regiões”, informou Sérgio Macêdo.

Maria Spíndola, diretora-geral da Rádio Timbira, ressaltou que com todas as inovações a emissora compete em pé de igualdade com as emissoras privadas.

“As novas instalações vão permitir que a gente leve ainda mais informações e notícias sobre o dia a dia do Maranhão bem como as ações e serviços prestados pelo governo. Temos toda uma programação cultural 50% voltada para divulgar a produção dos artistas maranhenses e a outra metade, a produção brasileira. A Rádio Timbira, hoje, concorre com as rádios comerciais mesmo sendo uma rádio pública. E esta nova realidade só é possível graças aos investimentos do Governo do Maranhão e à equipe de excelentes profissionais que temos na casa”, afirmou Maria Spíndola.

 

Rádio Timbira

Fundada em 1941, a Rádio Timbira é a emissora mais antiga do Maranhão, tendo completado 83 anos de história em agosto deste ano. A modernização de sua estrutura técnica inclui uma nova torre instalada no Aterro do Bacanga, com 82 metros de altura, antena modelo anel com seis elementos e transmissores de alta potência. A migração para FM contou com investimento de R$ 300 mil, assegurando maior qualidade de transmissão e alcance.

A nova grade da Timbira prioriza a valorização da cultura maranhense, a divulgação de ações governamentais e o fortalecimento da interação com a audiência por meio de parcerias institucionais, como as realizadas com a Secretaria de Estado Extraordinário da Juventude (Seejuv), Escola de Governo do Maranhão (Egma), Procuradoria Geral do Estado (PGE), e empresas de comunicação locais e regionais.

Com a reinauguração, a emissora mantém sua missão de dar voz ao povo maranhense e democratizar o acesso à informação, ao entretenimento e aos serviços públicos, consolidando-se como um patrimônio cultural e comunicacional do estado.

A emissora integra a estrutura de comunicação do Governo do Maranhão, sendo ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Desde abril deste ano a Rádio Timbira passou a ser sintonizada na faixa FM 95,5MHz, conforme determinação do Decreto Federal Nº 8.139/13, que estipulou a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARANHÃO TV OFICIAL

Publicidade
Publicidade
Publicidade