Maranhão finaliza etapa de conferências municipais e intermunicipais do meio ambiente

– Sema finaliza etapa de conferências municipais e intermunicipais do meio ambiente (Foto: Divulgação)

Cinco eixos temáticos para o enfrentamento da crise ambiental foram amplamente debatidos durante as conferências municipais e intermunicipais do meio ambiente realizadas pelo Governo do Maranhão. Na última sexta-feira (24) aconteceu o último encontro em São Bento, organizado em torno dos temas mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as conferências municipais integram programação da 5ª Conferência Nacional a ser realizada em maio, em Brasília, sob o comando do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os encontros passaram por todas as regiões do estado e envolveram prefeituras, poder público estadual, setor privado e sociedade civil. Mais de 90 municípios e 1.428 pessoas participaram ativamente dos eventos. As conferências aconteceram nas regionais de Barra do Corda, Colinas, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Chapadinha, Paço do Lumiar e São Bento.

“Parabenizo a participação da população, gestores públicos, comunidades rurais e urbanas, organizações e grupos ambientais, a emergência climática é hoje uma realidade e combater os seus impactos tem sido um compromisso do Governador Carlos Brandão por um futuro mais sustentável”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas.

Os participantes debateram situações de vulnerabilidade climática com base na realidade local, propondo soluções para diversas questões como gestão de resíduos, preservação de ecossistemas e ações de educação ambiental.

Para o professor Ronald Chaves, conselheiro estadual do meio ambiente, o evento fortalece a gestão ambiental dos municípios. “É necessário pensarmos a mudança climática numa nova dimensão, um novo pensamento, um novo sistema de gestão ambiental para as cidades, a conferência em parceria com a sociedade e os sistemas de Governo dá oportunidade para a população contribuir em eixos importantes para o desenvolvimento da região”, frisou.

 

Conferência estadual

Durante as conferências intermunicipais foram levantadas, por município, dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. A partir de agora as propostas serão apresentadas na Conferência Estadual, prevista para acontecer em São Luís, no mês de março.

O evento também elegeu 269 delegados que representarão os municípios na etapa estadual. Representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, setor privado, poder público estadual e municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARANHÃO TV OFICIAL

Publicidade
Publicidade
Publicidade