Até o programa MARANHÃO TV está sendo vitima de crime cibernético

O número de crimes cibernéticos tem crescido assustadoramente no Brasil. Os criminosos encontraram novas formas de praticar delitos após o avanço tecnológico e a inclusão digital.

O país enfrenta uma epidemia de crimes cibernéticos que atingem organizações, empresas, profissionais e cidadãos.

FortiGuard Labs, importante laboratório de Inteligência e Ameaças, constatou que somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil sofreu cerca de 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.

Os crimes mais praticados são os que utilizam de e-mails falsos, sites e páginas fake para se fazerem passar por outras pessoas, obterem informações pessoais, como senhas e dados bancários, com o objetivo de praticarem extorsão e até roubarem dinheiro das vítimas.

No Maranhão, o “Maranhão TV”, programa exibido há mais de 40 anos, inclusive já tendo participado da programação das principais emissoras de TV da capital, produzido e apresentado pelo jornalista, ex-deputado estadual, José Raimundo Rodrigues, profissional detentor de todos os direitos de uso do nome e da marca, com registro realizado pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), está sendo copiado por página fake que tem utilizado o nome do programa para se beneficiar comercialmente e utilizando linha de informação contrária a adotada historicamente pelo premiado e reconhecido programa de TV.

O advogado, Ricardo Castro, destaca que o grande número de ocorrências está também relacionado ao e-commerce. Nos casos de crimes cibernéticos, como esse que está acontecendo com o programa Maranhão TV, medidas judiciais precisam ser tomadas urgentemente.

“A gente tem desenvolvido um trabalho de consultoria, orientando, mas, também, ingressando na justiça para que sejam garantidos os direitos das vítimas.”, afirmou Ricardo Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARANHÃO TV OFICIAL

Publicidade
Publicidade
Publicidade