Neste sábado, dia 13 de julho, a partir das 14h, na Aldeia Bacurizinho, em Grajaú, acontecerá o ato do 1º recebimento da Proposta Indígena do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esta ação é promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, em parceria com o governo federal.
O evento contará com a presença de importantes autoridades, incluindo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, o adjunto da SAF, Ricarte Almeida, a coordenadora estadual do PAA no Maranhão, Ana Cleide Barros, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajaras.
PAA Indígena
Lançado em março de 2024, o PAA Indígena que é uma modalidade do PAA Geral, tem como principal objetivo suprir a demanda das famílias indígenas, realizando a aquisição de alimentos produzidos nos empreendimentos da agricultura familiar na modalidade de compra com doação simultânea. Este programa prioriza a participação dos povos indígenas e foi destinado um recurso federal de R$ 2 milhões, que possibilitará a aquisição de cerca de 140 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 1.500 famílias direta e indiretamente no Maranhão.
Os alimentos adquiridos pelo PAA Indígena serão doados em forma de cestas diretamente às populações indígenas ou distribuídos nos equipamentos públicos e sociais existentes em seus territórios. Os produtos são in natura ou minimamente processados, com o objetivo de complementar a alimentação dos povos indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Na ausência de agricultores indígenas, outros povos de comunidades tradicionais podem participar.