O Parque da Juçara Rosa Mochel, situado no bairro Maracanã, foi o cenário de mais uma edição do Recorda Maracanã, que aconteceu no último sábado (17). Com 13 anos de história, a festa já se tornou uma tradição no Maranhão, celebrando o reggae roots e a cultura local. O evento deste ano reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre moradores de São Luís e visitantes de várias regiões, reafirmando a força do Recorda Maracanã como um dos principais eventos culturais da cidade.
A energia vibrante e a programação diversificada cativaram o público. Os paredões de som, marca registrada do evento, destacaram a essência do reggae, enquanto as 23 barracas dos permissionários trouxeram o melhor da culinária maranhense, com pratos como mocotó, caldo de ovos, salgados e a tradicional juçara, proporcionando uma experiência cultural e gastronômica única.
Fortalecimento da economia local
Leônidas Araújo, presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), destacou a importância do evento para a promoção do Parque da Juçara Rosa Mochel. “Este é o segundo ano que o Recorda Maracanã acontece aqui no Parque da Juçara. A criação desse e de outros eventos é uma maneira de movimentar o parque, gerando emprego e renda para a comunidade. Tudo isso foi pensado junto com o nosso governador Carlos Brandão, que sempre tem um olhar especial para a comunidade do Maracanã”, destacou.
Segurança garantida
Para garantir a segurança do público, o evento contou com um esquema bem planejado. Segundo o Major Cleiton Ferreira, do 21º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, 18 policiais e duas viaturas estavam presentes durante o evento, além do apoio de segurança privada. O evento contou, ainda, com a presença do Corpo de Bombeiros Civil, estiveram de plantão até o fim do evento, que se estendeu até às 5h da manhã, quando o evento foi finalizado.
Calendário de ações permanentes
O Parque da Juçara Rosa Mochel pertence a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã. O espaço se consagrou com um dos locais de maior visitação durante os períodos festivos, como a Festa da Juçara e o São João. Tendo em vista os potenciais que o espaço tem a oferecer, o Governo do Maranhão, por meio da Agem, colocou em prática a execução de ações e projetos para o local. “Este evento é só o começo. Temos muitos planos para o parque, com ações culturais que vão transformar esse espaço em um destino permanente para maranhenses e turistas”, finalizou Leônidas Araújo.