A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, abriu os trabalhos do Primeiro Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, nesta quinta-feira (02), em São Luís.
“Eu sei que ser mulher na política não é fácil. Ainda enfrentamos o olhar atravessado, a tentativa de nos silenciar, as perguntas que nunca fazem aos homens, os julgamentos sobre a nossa aparência, sobre a nossa competência. Mas eu também sei que não estamos sozinhas. E que juntas somos mais fortes”, afirmou.
Realizado pela ALEMA, no auditório Fernando Falcão, o evento reforçou a importância e a necessidade da participação das mulheres em todos os segmentos da sociedade, principalmente nos espaços de poder e decisão. Foram discutidas formas de vencer obstáculos e garantir a representatividade feminina, necessária para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Representando o governador Carlos Brandão (PSB), o secretário municipal de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou as ações que estão sendo realizadas pelo Executivo Estadual com o intuito de fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado.
“O governador Carlos Brandão é um grande parceiro. Desde que assumiu o governo tem colocado políticas públicas para mulheres em todas as partes do governo, como a Carreta da Mulher, a Casa da Mulher Maranhense, a Casa da Mulher Brasileira. Essa parceria segue forte e a gente vai avançar muito mais”, destacou Orleans.
Participaram da atividade as deputadas Andreia Rezende (PSB) e Dra. Vivianne; da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; das vereadoras de São Luís, Concita Pinto (PSB) e Thay Evangelista (União Brasil), que também é procuradora da mulher do parlamento ludovicense; da senadora da República Eliziane Game (PSB); e de outras convidadas.
Durante o evento, a senadora Eliziane Gama (PSD) alertou sobre a posição do Brasil em relação à participação da mulher em espaços de poder.
“A minha palavra é de incentivo, porque aqui nós temos deputadas, vereadoras que estão na ponta, conversando, de forma mais imediata, com homens e mulheres. É a oportunidade de marcar uma época, de fazer diferente.”, afirmou Eliziane Gama.
A secretária de Estado da Mulher, Abgail Cunha, falou sobre a importância da representatividade da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica:
“O enfrentamento à violência doméstica e familiar é um dos eixos mais importantes da Secretaria de Estado da Mulher. Agradeço à Rede, composta pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, pelo Ministério Público, Secretaria de Segurança, pela Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Defensoria Pública. Nosso trabalho é feito com muita dedicação, com muito zelo.”, afirmou Abgail Cunha.