Tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, falou sobre o auxílio aos atingidos pelas enchentes
O tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), deu detalhes da viagem da equipe de bombeiros maranhenses, com 19 integrantes, ao Rio Grande do Sul para ajudar os atingidos pelas enchentes. Ele foi entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta terça-feira (7).
De acordo com o militar, na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a equipe saiu da 16ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, tendo viajado para o estado gaúcho, neste domingo (5), saindo da área do Terminal da Ponta da Espera, com aparato de três cães de resgate. Também levaram uma série de equipamentos específicos para este tipo de combate e previsão de atuar diretamente no resgate de pessoas das áreas de inundações e enxurradas.
“O governador Carlos Brandão (PSB), preocupado com nossos irmãos gaúchos, autorizou e o Maranhão se une nessa corrente de solidariedade, trabalhando na operação para auxiliar os afetados por este desastre que atinge a região”, assegurou.
O porta-voz disse também que os bombeiros mobilizados para a operação têm vasta experiência no trabalho em ocorrências deste porte. Eles estiveram em operações na cidade de Brumadinho, Minas Gerais (2019), combatendo enchentes na Bahia (2021 e 2022), nas operações de combate a deslizamentos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em Recife, ambas em 2022.
“No conjunto de equipamentos, estão, por exemplo, materiais específicos para missões deste porte, entre estes, barraca de acampamento, bote inflável com motor, equipamentos de mergulho, além de itens para uso em águas rápidas, como coletes especiais, flutuadores, cabos para ancoragem, monóculo termal, roupa especial de mergulho, além de embarcações, van e viaturas tipo pick-up”, afirmou.